28 de setembro de 2014

Pau de chuva - instrumento musical indígena - como fazer!


O pau de chuva é um instrumento musical idiofónico, ou seja, é o próprio corpo do instrumento que produz o som, instrumento de percussão e ritmo com um som musicalmente impreciso, próximo ao que chamamos de ruído, originário do Chile.
Muitos destes instrumentos têm forte presença em cerimônias religiosas ou na prática de rituais xamânicos, em sessões de santéria cubana, que geraram ritmos populares como o som, o mambo, etc., denunciando alguma influência indígena na música negra cubana.
São desta família também diversos tipos de chocalhos africanos, alguns formados apenas por um corpo qualquer revestido com uma malha de fios e contas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau-de-chuva


22 de setembro de 2014

Nem uma coisa nem outra



Filtro dos sonhos e string art, ou nem uma nem outra;
Brincando com mdf, pregos e fios.

Castroado ou encastoado


Encastoado, esse nome estranho  é o termo utilizado para prender pedras preciosas, porém, essa variação da língua deu um novo significado,  apelidando essa técnica (no meio hippie) como castroado, o mais popular de todos.
 Essa técnica de prender objetos é usada para fixar pedras ou vasos, com diversos tipos de materiais podemos fazer essa trama.
Acompanhe o tutorial e faça sua peça!

18 de setembro de 2014

Trailer - Arte regional 2014

Nesse vídeo eu resumi um pouco do que eu ensino no meu canal, nessa brincadeira de fazer filtro dos sonhos.

11 de setembro de 2014

Chaveiros de filtro dos sonhos



Uma nova roupagem para a peça é transformar os filtros em versões mini, passando de talismã a amuleto, pois fica próximo do corpo, no bolso ou na bolsa.
Aqui trabalhei com as técnicas tradicionais de trançado com fio encerado, utilizando de figuras de vidro em formato de estrela, além de sementes de açai.


10 de setembro de 2014

Filtro dos sonhos - Olhos de coruja

 "Assim, a coruja segue o estereótipo do sábio, que geralmente é tido como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa".

Filtro dos sonhos com teia de aranha, rs

 Filtro dos sonhos com fio de nylon, tentativa impossível de imitar a teia de aranha, mais uma alternativa para sua peça.

Coruja/Mobile


Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber. Há ainda uma outra explicação para tal relação, da qual, certamente, o animal não se orgulharia tanto. Com seus olhos grandes e desproporcionais, a coruja se tornou também símbolo da feiúra.  "Assim, a coruja segue o estereótipo do sábio, que geralmente é tido como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa".
No Império Romano, por exemplo, a ave era considerada agourenta e seu canto anunciaria a proximidade da morte. Além disso, outros animais também foram usados em civilizações diferentes para representar a sabedoria, como a tartaruga para os chineses e o salmão para os celtas. 
Assistam o vídeo para ver o movimento da coruja!
Referência: http://mundoestranho.abril.com.br



6 de setembro de 2014

Peixes voadores

Peixe voa? O peixe é meu eu faço o que quiser...
Quando criamos algo somos pais dessa criação, apesar dela quase criar vida própria daremos uma função para tal.
Nesse caso, aproveitei a envergadura do vime para realizar algo em forma de peixe, eu nunca pensei num peixe, mas quando olhei e vi que era possível não tinha como deixar passar.
Fazer filtro dos sonhos é muito bom, mas não posso deixar de ouvir minha voz interior que se inquieta e necessita de algo novo sempre, o que me dá muito prazer e não torna a função exaustiva.
Agora, com uma nova roupagem tento trabalhar peças com volumes, exercitando a escultura, mas ai é outra história.







4 de setembro de 2014

Filtro dos sonhos espiral

Essa peça foi feita com fio encerado e a técnica é bem simples, você pode conferir aqui e realizar o seu filtro.

3 de setembro de 2014

Meus primeiros filtros

No começo, sem muitas técnicas e prática as coisas  não saem bem como desejamos. Me perguntam como melhorar ao começar a fazer um filtro, e sempre digo, persistência e treino. O aprendizado não se dá num dia, quando aprendemos a andar vamos conhecendo nosso corpo e limites. No fazer artístico é assim também, temos que errar e saber que a força colocada num entrelace deve ser a mesma nos outros, garantindo a simetria de uma peça, e mesmo assim não se tem garantia.